Flávia Ribas

Consultora

Jornalista com 16 anos de experiência como repórter, assessora de imprensa e consultora de comunicação estratégica. Graduada pela Universidade de Brasília e pela Université de Rennes I (França).

Possui experiência diversificada em associações corporativas e industriais, especialmente em energia e infraestrutura, e em assessorias governamentais e organizações internacionais, com foco em desenvolvimento e direitos humanos.

Iniciou a carreira como estagiária na Radio France Internationale (RFI), em Paris e trabalhou como repórter na Rádio Nacional da Amazônia e no Jornal de Brasília. Trabalhou durante 5 anos com a Organização das Nações Unidas (ONU), sendo 4 eles como integrante da equipe do Unicef no Brasil e durante um ano no PNUD na Guiné Bissau, coordenando o trabalho de comunicação do Sistema Nações Unidas, pelo Programa de Voluntariado da ONU (UNV). Durante o ano que viveu em Bissau, trabalhou para a realização de eleições locais, acompanhou emergências humanitárias e promoveu diversas campanhas de comunicação pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, pelos direitos dos refugiados, combate ao HIV/Aids, Malária, entre outros.

No Brasil integrou, durante 5 anos, equipe premiada internacionalmente em projeto pioneiro de divulgação do Brasil no exterior para a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom). O trabalho foi realizado por duas das maiores agências do setor, CDN Comunicação Corporativa, no Brasil, em parceria com a agência internacional Fleishman HIllard e suas subsidiárias em Portugal e na Espanha, com destaque para o desenvolvimento de estratégias de monitoramento de resultados de comunicação. Nesse período, produziu e realizou diversas viagens de acompanhamento de equipes de reportagem, correspondentes estrangeiros e formadores de opinião ao Brasil para reportagens ou divulgação de políticas públicas e projetos sociais e educacionais de excelência do governo brasileiro. Integrou equipes de comunicação em grandes eventos como a Rio +20, COP 15 e a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Esteve à frente da divulgação internacional do programa Mais Médicos em Portugal e Espanha, antes do recrutamento dos médicos cubanos. Integra, desde 2015, o projeto Memórias do Ministério Público Federal, que documenta a história da instituição por meio de entrevistas aprofundadas com seus membros, incluindo a maioria dos Procuradores Gerais da República que o Brasil teve desde a década de 80.

Como freelancer, integrou o projeto Memórias do Ministério Público Federal, que documenta a história da instituição por meio de entrevistas aprofundadas com seus membros, incluindo a maioria dos Procuradores Gerais da República que o Brasil teve desde a década de 80. Além disso, produziu inúmeros relatórios e publicações institucionais e temáticas sobre Direitos da Criança e Adolescente e políticas de educação e foi editora da revista Varejo S.A., da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas.

É também escritora de livros infantis e estuda Literatura Infanto-Juvenil, tendo, inclusive, cursado disciplinas do Mestrado da Universidad Autónoma de Barcelona no tema. É autora dos livros “O Casamento da Girafa com o Leão”, da cartilha sobre prevenção para crianças “Coronavírus: vamos vencer”, do Ministério da Saúde e de “As Cores de Tó, livro que recebeu o IV Prêmio UFES de Literatura em 2020.