A combinação da experiência em comunicação corporativa – sobretudo em grandes agências – e a intimidade com dinâmicas comunicacionais de órgãos públicos e autoridades são a principal marca profissional do consultor Lucas Santos.
Formado em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) em 2017 e com MBA de Políticas Públicas pelo Ibmec, Lucas teve oportunidade de vivenciar cenários críticos como a impactante greve nacional dos caminhoneiros, em 2018, integrando a assessoria de comunicação do Palácio do Planalto. Ainda em termos de atuação institucional na Esplanada dos Ministérios, trabalhou na Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), onde participou da estruturação da equipe de comunicação integrada. Naquele órgão, as rotinas incluíram a divulgação de políticas públicas de educação, de pesquisas e projetos, além da cobertura de eventos institucionais e assessoria de imprensa.
A versatilidade entre atividades de assessoria tradicional (offline) e mídias sociais foi resultado da soma de ambientes públicos e privados pelos quais passou: além de órgãos federais, integrou os quadros da Terracap (Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal) e de grandes agências de Public Relations. Nessa última vertente, desempenhou funções e atividades de importância estratégica para os clientes privados: planejamento, criação de mensagens-chave, análises de cenários e elaboração de conteúdos para imprensa e mídias digitais. Os temas eram tão diversificados quanto complexos, com destaque para pautas como as reformas Tributária e Administrativa, políticas e instituições financeiras de fomento, cenários fiscais estaduais, regularização fundiária e conjunturas políticas e econômicas em geral.