Tina Vieira

Consultora

Tina Vieira figura entre os raros perfis na Comunicação que atingiram proeminência tanto na atuação como jornalista como na carreira consultiva/corporativa – numa trajetória de 30 anos de experiência. Entre os veículos de imprensa nacionais onde trabalhou, destacam-se a TV Globo, Jornal do Brasil, Correio Braziliense e Revista Época, quase todo o tempo na cobertura política e/ou de judiciário. Brasiliense, profunda conhecedora dos meandros dos Poderes constituídos, desempenhou funções e cargos como colunista de política, editora e repórter especial.

A visibilidade resultou nos convites para atuação em grandes contas de Comunicação Corporativa, sempre com o viés do manejo de temas sensíveis políticos e econômico-regulatórios. Na FSB Comunicações, por exemplo, foi Diretora do Núcleo de Política do escritório Brasília, responsável por produtos de monitoramento de Congresso e planos de comunicação voltados para grandes clientes. Naquela empresa, firmou-se como especialista em treinamento de porta-vozes e gestão de crises. As responsabilidades aumentaram com o convite para a matriz da FSB, Rio de Janeiro, onde foi diretora de atendimento no núcleo de contas de governo do Rio de Janeiro, prefeituras do Rio de Janeiro e Niterói e de grandes empresas do setor privado.

Em 2010, deu o salto para se tornar consultora independente, com ênfase em treinamentos e atuações em casos rumorosos ou sensíveis, muitas vezes como parceira estratégica acionada por diferentes agências de comunicação. Nesse período, além da Confederação Nacional da Indústria (CNI), ministrou capacitações para executivos da Petrobras, Vale, Caixa e Banco do Brasil. Entre outras missões especiais, atuou na preparação de porta-vozes do governo federal para os projetos das Olimpíadas de 2016 e da Copa do Mundo de 2014.

Em 2019, teve a segunda experiência de residir no exterior (já tinha a experiência de capacitação em Nova York), ao se mudar para Lisboa – onde prestou assessoria para uma empresa de tecnologia, para o Fórum Jurídico de Lisboa e o Fórum de Integração Brasil Europa, entidade criada por juristas brasileiros e portugueses e que reúne mais de 400 associados entre juristas, empresários, banqueiros.

O convite da TORRE Comunicação e Estratégia à Tina Vieira representou um reforço expressivo na capacidade de formulação e planejamento para casos complexos – fato atestado pela incumbência da consultora em dirigir o atendimento ao Twitter, no período eleitoral de 2022.